
Compliance
Direito do Consumidor
Quando nasce uma empresa as primeiras preocupações que surgem concomitantemente são ligadas a gestão das relações de trabalho com os funcionários, com os fornecedores, com o poder público em diversos aspectos, e claro, com os consumidores.
Sendo uma inovação na atuação jurídica nacional, o Compliance em Direito do Consumidor, ou Compliance Consumer, possui como escopo estabelecer práticas empresariais aliadas ao que dispõem a legislação de defesa do consumidor. Porém a mitigação de riscos de sanções legais (multas e ações judiciais) e as decorrentes perdas financeiras não são o único objetivo a ser desenvolvido em um Programa de integridade nesta área, mas, igualmente importante, a construção de uma relação de credibilidade com o consumidor, afinal de contas, o Consumer Compliance não é apenas um simples discurso, é uma série de medida práticas.
Em um breve histórico, desde 1906 nos Estados Unidos o Compliance Consumer foi instituído pela Pure Food and Drugs Act (Lei Sobre Alimentos e Medicamentos Puros) que possuia objetivo de regulamentar a proibição do tráfico de alimentos e medicamentos adulterados, sendo fonte de práticas e ações para as empresas que atuassem no ramo. No ano de 2008, devido à crise imobiliária, o então Presidente Barack Obama editou a Lei Dodd-Frank Wall Street Reform and Consumer (Lei da Reforma e Proteção ao Consumidor Dodd-Frank Wall Street), que estabeleceu novas agências governamentais encarregadas de supervisionar os vários componentes da lei e, por extensão, vários aspectos do sistema financeiro norte-americano.
O Compliance em Direito do Consumidor busca alcançar equilíbrio entre lucro e ética, expansão dos negócios e integridade, ademais as sanções que podem ser aplicadas pelo agir em desconformidade com a probidade e integridade, atingem não só a imagem interna e externa da empresa, como impacta diretamente na relação de sua existência.
Assim, a empresa não apenas revela a consumidores, mercado, órgãos de proteção e defesa do consumidor, Poder Judiciário e demais integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor o efetivo respeito e conformidade da empresa ao Código de Defesa do Consumidor, mas, principalmente, faz difundir e cumprir uma cultura empresarial de respeito regulatório no que se refere ao relacionamento com o consumidor.
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicado em 2019, as ações consumeristas representam mais de 10% dos processos judiciais do país, o que corresponde a cerca de 10 milhões de processos.
O consumidor moderno, amparado pela Lei 8.078 de 1990 – Código de Defesa do Consumidor, tem se tornado ainda mais crítico, pois tem amplo acesso à informação no tocante aos seus direitos, de modo facilitado, tanto pelos canais de reclamação voltados para as relações de consumo, quanto pelas mídias sociais como um todo.
Além de incentivar condutas socialmente desejáveis, o tratamento diferenciado para empresas que investem em medidas de prevenção e de promoção de integridade corporativa serve para minimizar desvantagens competitivas e reduzir distorções de mercado que beneficiariam aquelas que nada fazem para evitar práticas ilícitas.
De fato, a implantação de um programa de compliance nas empresas pode fortalecer a relação entre consumidores e fornecedores, fazendo com que os riscos, especialmente os riscos reputacionais, diminuam sensivelmente. Ademais, ao aplicar uma sanção administrativa, pode o órgão público analisar os termos de conduta e o esforço do fornecedor para cumprir as diretrizes.
O Escritório Damiani Advocacia e Consultoria Jurídica atua com o Compliance em Direito do Consumidor no assessoramento e consultoria jurídica, desenvolvendo a criação de um programa de gestão de riscos e controles internos, objetivando a incorporação e transformação de práticas e ações de conformidade regulatória nos padrões externos e internos, auxiliando o corpo técnico, abrangendo toda cadeia da empresa. Ainda nossos serviços abrangem o treinamento de funcionários, monitoramento e desenvolvimento de gerenciamento efetivo de riscos e de reputação no mercado local e internacional, recomendações de medidas preventivas e retificadoras, sendo desenvolvidas através de:
- Auditoria jurídica na gestão da atividade empresarial desenvolvida, objetivando identificar riscos e inconformidades legais e negociais;
- Assessoria e Consultoria a pessoas jurídicas para a implementação de Ações de Conformidade em todos os ramos necessários ao desenvolvimento da atividade empresarial, visando a prevenção de riscos, negócios futuros e outros;
- Compliance officer para o desenvolvimento de programas de conformidade, revisão de políticas estabelecidas, ações e ferramentas de prevenção, análise e gerenciamento de possíveis riscos, elaboração de Código de Ética e Manual de Diretrizes;
- Defesas Administrativas e judiciais perante autuações de agências fiscalizadoras e órgãos reguladores;
- Acompanhamento de procedimentos administrativos de controle interno e externo, conforme cada caso, para a implementação de práticas e diretrizes;
O Escritório Damiani Advocacia e Consultoria Jurídica coloca a disposição de seus clientes estas ferramentas, pois enxerga que cada vez mais as empresas buscam pela ética e conformidade no mundo corporativo, e a estrutura de um programa de Compliance em Direito do Consumidor não existe sem um representante jurídico, conhecedor das leis, normas internas e coletivas especializadas. Nossa atuação no campo preventivo leva a evitar riscos e situações que prejudiquem a atividade empresarial em um todo. Além disso, quando identificados os riscos, a mitigação deles constrói efetividade ao programa a ser elaborado.
Monte conosco o seu programa de Compliance em Direito do Consumidor e veja os resultados produzirem efeitos positivos!
Faça uma consulta para obter mais informações a respeito, ou realize um orçamento conosco!